Trabalho com a metodologia do Coaching em Resiliência. Trata-se de um conjunto de estratégias, uma forma de trabalho que possibilita a pessoa, a partir dos fundamentos da resiliência, remodelar, reconfigurar o modo de pensar incrementando significativamente a capacidade de resolver problemas.
A base para o Coaching em Resiliência é a teoria da Psicologia Cognitiva, o pensamento psicossomático e a Escala de Resiliência “QUEST_Resiliência”. Esse referencial teórico sólido permite que as pessoas desenvolvam as habilidades cognitivas para modificarem a capacidade de reorganizar os seus comportamentos quando estão enfrentando um elevado estresse.
Essa modalidade de coaching quando direcionada para a vida, tem como objetivo central estruturar as decisões vitais de forma que possibilite atender as potencialidades e as aspirações pessoais para uma determinada época da vida dos clientes.
Essencialmente se aplica para as pessoas que estão enfrentando projetos decisivos como: definições na juventude, planejamento de vida próximo da aposentadoria, mudanças significativas de estilos de vida ou de carreira profissional.
Quando aplicado aos relacionamentos, está focado no desenvolvimento e amadurecimento das habilidades em lidar com as pessoas, especificamente na forma como as pessoas se comunicam, expressam suas emoções e seus afetos. E são por essas características que se aplica aos ambientes pessoais e corporativos.
Há 5 princípios que norteiam esse meu trabalho:
- O pensamento e a percepção produzem todos os comportamentos.
- Ensinar é processo que envolve uma constante tomada de decisões nas duas partes envolvidas. Eu e meus clientes.
- Para aprendermos algo novo se requer um compromisso e mudança no pensamento.
- Crescemos de modo contínuo cognitivamente em todas as fases de nossas vidas.
- O Coaching em Resiliência pode ser conciliado com a Abordagem Resiliente, resultando se ter como foco central o desenvolvimento da resiliência em qualquer dos assuntos trabalhados.